Texting version

Solidariedade

Liberdade, Justiça e Paz

Selezione o título
Bem-vindo
Quem somos
O Apelo
O estatuto
Como aderir
Quotas e doações
Gdansk 2009
selbandiere
Escolha país
Gdansk 2009


Uma delegação europeia de SOLIDARIEDADE – Liberdade, Justiça e Paz participou às PRIMEIRAS JORNADAS SOCIAIS CATÓLICAS PARA A EUROPA, que se realizaram em Danzica (Polónia) desde o dia 8 até ao dia 11 de Outubro de 2009.

Para a ocasião foram repropostos os dois documentos redigidos em Cracóvia (2007) e Paris (2008). Clique em GIORNATE_SOCIALI_it.pdf para descarregar a versão italiana ou GIORNATE_SOCIALI_uk.pdf para descarregar a versão inglesa.



A versão italiana da Mensagem Final das Primeiras Jornadas Católicas para a Europa pode-se descarregar clicando aqui.



Axel de Boer (presidente de SOLIDARITÉ em França) interveio após o primeiro módulo A pessoa humana. Axel de Boer sublinhou quanto seja urgente que a comunidade católica apoie os poucos políticos corajosos que defendem o direito à vida. Se os católicos permanecerem calados, continuou Axel de Boer, difunde-se a cultura da morte. As associações pensam que a política não seja a sua finalidade, mas a cultura da morte afirma-se através da legislação. De Boer concluiu a sua intervenção lembrando o facto de que a Solidariedade é uma federação europeia de partidos que apoiam e favorecem a dignidade da vida humana.



Larisa Iftime (Roménia) e Marije Zivkovic (Croácia) em várias intervenções, durante os debriefing seguidos às conferências, expressaram visões da realidade social contrastantes as afirmações de alguns conferencistas, os quais não tinham em conta as realidades dos países de Leste e Sul da Europa.



Giulio Pirovano interveio no debate dando seguimento à conferência sobre os temas económicos e sociais. Um modelo socioeconómico europeu. Aqui está a sua intervenção.
Durante o debriefing a seguir à conferência sobre a União Europeia, Jacque Barrot (vice-presidente da Comissão Europeia) respondendo à intervenção de Giulio Pirovano declarou que qualquer decisão em tema de direito da família na sequência de Lisboa será tomada à unanimidade.



Inscreva-se já a SOLIDARIEDADE!
Solidarieta.biz